Hora certa

Plantão informa que Cristo Breve virá

> * Meus seguidores

Sou moradora da vila

Sou moradora da vila
Recanto do aconchego

nossa chave

linko esses blogs e indiko

Deixe seu recadinho

-->

sêlos de 2000 mil visitas

sêlos de 2000 mil visitas

sábado, 8 de outubro de 2011

SISMO NO JAPÃO


SISMO NO JAPÃO
UNICEF cria espaços amigos-das-crianças nas áreas
afectadas pelo sismo no Japão
.

Por Mihoko Nakagawa


Tóquio, 5 de Abril de 2011Os olhos das crianças brilharam de entusiasmo quando, num abrigo situado no Nordeste do país, região que foi atingida pelo sismo, um elemento da equipa do Comité do Japão para a UNICEF abriu uma caixa de kits de desenvolvimento para a primeira infância e mostrou os coloridos brinquedos e bonecas.

Os efeitos são notáveis. “Estas crianças estavam a esconder-se da cabeça
aos pés, debaixo de cobertores, desde o terramoto que nos atingiu há três
semanas,”, afirmou uma mulher que foi acolhida no abrigo. “Mas agora estão a brincar e parecem felizes.”


Seguras e divertidas O Comité do Japão para a UNICEF recebeu os kits de desenvolvimento e os kits recreativos que foram enviados do armazém da UNICEF em Copenhaga a fim de ajudar a instalar e manter espaços amigos-das-crianças em abrigos, creches e infantários.

Desde então, têm vindo a proporcionar espaços seguros, livres e divertidos para crianças que viveram experiências traumáticas durante e após o terramoto. Muitas crianças viram-se separadas dos seus amigos, e várias perderam um ou ambos os pais.

“Era disto que as crianças estavam a precisar,” declarou Ken Hayami, Director Executivo do Comité do Japão para a UNICEF. “Fiquei convencido quando as vi a brincar com brinquedos e a desenhar livremente com canetas de feltro. A experiência acumulada pela UNICEF junto das crianças de todo o mundo está concentrada nestes kits.”

Expandir programas “Os sorrisos destas crianças motivam-me para fazer mais,” afirmou Miwa Kurumisawa, um dos voluntários do Comité, que organiza espaços amigos-das-crianças diariamente em diversos abrigos. Também vários estudantes do ensino secundário e universitário, eles próprios afectados pelo sismo, estão a ajudar a gerir estes espaços.”

Está também a ser incrementada a formação amiga-das-crianças para professores de infantários, técnicos de creches e pais. “Sinto-me aliviado por partilhar esta difícil experiência com os meus pares,” declarou uma professora que participou na acção de formação. “Agora estou capacitada e decidida a responder melhor às necessidades das crianças.

O público em geral está a participar activamente no projecto ‘Mini-Biblioteca para Crianças’. Já foram doados mais de 80.000 livros infantis que serão distribuídos por espaços amigos-das-crianças nas áreas afectadas.

Os parceiros da aliança global da UNICEF têm estado igualmente a desempenhar papéis importantes nesta operação de recuperação. As Linhas Aéreas Japonesas asseguraram a entrega rápida de kits e outros artigos para as crianças. Os tapetes para brincar, doados pela IKEA, são característicos dos espaços amigos-das-crianças. As crianças juntam-se e esperam pelo início das actividades que lhes são dirigidas quando os tapetes são dispostos nos cantos dos abrigos.

‘Regresso à Escola’ Enquanto a iniciativa para os espaços amigos-da-criança avança e consegue bons progressos no terreno, o Comité do Japão paea a UNICEF trabalha com as administrações locais num programa de ‘Regresso à Escola’.

“As crianças deveriam poder desfrutar da sua infância e ir à escola,” afirmou Hayami. “Estamos a fazer tudo o que podemos para que os direitos das crianças sejam respeitados.”

Dado que Abril é, tradicionalmente, o mês do início do ano lectivo, as crianças esperam ansiosamente pela oportunidade de regressar à escola.

ÚLTIMAS NOTíCIAS

O Aleitamento Materno na Comunidade – Realiza-se no próximo dia 30 no Auditório da Maternidade Dr. Alfredo da Costa em Lisboa a V Conferência sobre Aleitamento Materno, este ano intitulada “O Aleitamento Materno na Comunidade"

Governos instados a desenvolver abordagens inovadoras e acelerar reformas para a educação inclusiva de crianças com deficiência – Cerca de 1.1 milhões de crianças com deficiência na Europa Central e de Leste e na Comunidade de Estados Independentes estão a ser escondidas em casa ou em instituições...

Declaração de Shahida Azfar, Directora Regional da UNICEF para o Médio Oriente e Norte de África, sobre a educação na região – Por ocasião do r
egresso às aulas de milhões de crianças no mundo durante este mês, a UNICEF apela às autoridades nos países afectados pela turbulência no Médio Oriente e Norte de África para que assegurem às crianças o acesso livre, igual e seguro a educação de qualidade...


Em 2010, morreram menos 12.000 crianças por dia que em 1999 – afirmam a UNICEF e a OMS – O número de crianças menores de cinco anos que morreram anualmente baixou de mais de 12 milhões em 1990 para 7.6 milhões em 2010...

UNICEF inicia programa de cheques de comida e transferências em dinheiro para as crianças necessitadas e suas famílias no sul da Somália – A fim de chegar às crianças e famílias afectadas pela fome e pela seca no sul da Somália a UNICEF e organizações parceiras lançaram um programa de distribuição de cheques de comida e subsídios em dinheiro...

Relatório da UNICEF revela um aumento das disparidades à medida que os rapazes e as raparigas crescem no mundo em desenvolvimento – Disparidades na saúde, protecção e educação particularmente evidentes na adolescência.

UNICEF agradece o donativo de um milhão de euros efectuado pela Fundação IKEA – A Fundação IKEA doou um milhão de Euros à UNICEF para ajudar a salvar a vida das crianças que sofrem de malnutrição aguda no Sul da Somália e noutras áreas do país.

Salvar crianças no Sul da Somália deve ser a primeira prioridade – Para chegar às crianças o mais depressa possível, a UNICEF, com os seus parceiros, montou uma operação em larga escala e está a usar todos os canais possíveis para fazer chegar os bens de primeira necessidade à região.

Campanhas de vacinação para crianças em curso no Corno de África – UNICEF, o Ministério da Saúde do Quénia e a Organização Mundial de Saúde lançaram esta semana uma campanha de vacinação para as crianças que vivem nas comunidades de acolhimento em torno do campo de refugiados de Dadaab, no Norte do Quénia.

Declaração do Director Executivo da UNICEF, Anthony Lake, dirigida à reunião de Roma sobre a crise no Corno de África – Neste momento, mais de meio milhão de crianças corre o risco de morte iminente por malnutrição aguda grave. Na Somália, na Etiópia e no Quénia, estima-se que 2.3 milhões de crianças estejam já a sofrer de malnutrição aguda.

Leia na íntegra:


http://www.unicef.pt/lista.php?mid=18101114&m=5&sid=1810111411&lid=18101310



Perfume de Deus




Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta,
de sol quando acorda, de flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede
que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça.
Lambuzando o queixo de sorvete.
Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro e a vida fica com a cara que ela tem de verdade,
mas que a gente desaprende de ver.
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.
Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo,
sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.
Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente
acordava e encontrava o presente do Papai Noel.
Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu
e daquelas que conseguimos acender na Terra.
Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.
Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria.
Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda.
Tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença
sopra no nosso coração.
Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa, do brinquedo que a gente não largava,
do acalanto que o silêncio canta, de passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro
e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo,
corre em outras veias, pulsa em outro lugar.
Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos
e que Deus está dançando conosco de rostinho colado.
E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Costumo dizer que algumas almas são perfumadas,
porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia, que perfuma muitas vidas com sua luz e suas cores.
E o perfume e tão gostoso, tão delicado, que muda de frasco,
mas continua vivo no coração de tudo o que amou.
E tudo o que amar vai encontrar, de alguma forma, os vestígios desse perfume de Deus!

Fonte:

Dedicatória aos amigos e amigas



Deus, te abençoe meu amigo

Pela amizade que você me devota,

por meus defeitos que você nem nota...

Por meus valores que você aumenta,

por minha fé que você alimenta...

Por esta paz que nós nos transmitimos,

por este pão de amor que repartimos...

Pelo silêncio que diz quase tudo,

por este olhar que me reprova mudo...

Pela pureza dos seus sentimentos,

pela presença em todos os momentos...

Por ser presente, mesmo quando ausente,

por ser feliz quando me vê contente...

Por este olhar que diz

"Amigo, vá em frente!"

Por ficar triste, quando estou tristonho,

por rir comigo quando estou risonho...

Por repreender-me, quando estou errado,

por meu segredo, sempre bem guardado...

Por seu segredo, que só eu conheço,

e por achar que apenas eu mereço...

Por me apontar pra Deus a todo o instante,

por esse amor fraterno tão constante...

Por tudo isso e muito mais eu digo

"Deus te abençoe meu amigo!"