Hora certa

Plantão informa que Cristo Breve virá

> * Meus seguidores

Sou moradora da vila

Sou moradora da vila
Recanto do aconchego

nossa chave

linko esses blogs e indiko

Deixe seu recadinho

-->

sêlos de 2000 mil visitas

sêlos de 2000 mil visitas

sábado, 8 de outubro de 2011

SISMO NO JAPÃO


SISMO NO JAPÃO
UNICEF cria espaços amigos-das-crianças nas áreas
afectadas pelo sismo no Japão
.

Por Mihoko Nakagawa


Tóquio, 5 de Abril de 2011Os olhos das crianças brilharam de entusiasmo quando, num abrigo situado no Nordeste do país, região que foi atingida pelo sismo, um elemento da equipa do Comité do Japão para a UNICEF abriu uma caixa de kits de desenvolvimento para a primeira infância e mostrou os coloridos brinquedos e bonecas.

Os efeitos são notáveis. “Estas crianças estavam a esconder-se da cabeça
aos pés, debaixo de cobertores, desde o terramoto que nos atingiu há três
semanas,”, afirmou uma mulher que foi acolhida no abrigo. “Mas agora estão a brincar e parecem felizes.”


Seguras e divertidas O Comité do Japão para a UNICEF recebeu os kits de desenvolvimento e os kits recreativos que foram enviados do armazém da UNICEF em Copenhaga a fim de ajudar a instalar e manter espaços amigos-das-crianças em abrigos, creches e infantários.

Desde então, têm vindo a proporcionar espaços seguros, livres e divertidos para crianças que viveram experiências traumáticas durante e após o terramoto. Muitas crianças viram-se separadas dos seus amigos, e várias perderam um ou ambos os pais.

“Era disto que as crianças estavam a precisar,” declarou Ken Hayami, Director Executivo do Comité do Japão para a UNICEF. “Fiquei convencido quando as vi a brincar com brinquedos e a desenhar livremente com canetas de feltro. A experiência acumulada pela UNICEF junto das crianças de todo o mundo está concentrada nestes kits.”

Expandir programas “Os sorrisos destas crianças motivam-me para fazer mais,” afirmou Miwa Kurumisawa, um dos voluntários do Comité, que organiza espaços amigos-das-crianças diariamente em diversos abrigos. Também vários estudantes do ensino secundário e universitário, eles próprios afectados pelo sismo, estão a ajudar a gerir estes espaços.”

Está também a ser incrementada a formação amiga-das-crianças para professores de infantários, técnicos de creches e pais. “Sinto-me aliviado por partilhar esta difícil experiência com os meus pares,” declarou uma professora que participou na acção de formação. “Agora estou capacitada e decidida a responder melhor às necessidades das crianças.

O público em geral está a participar activamente no projecto ‘Mini-Biblioteca para Crianças’. Já foram doados mais de 80.000 livros infantis que serão distribuídos por espaços amigos-das-crianças nas áreas afectadas.

Os parceiros da aliança global da UNICEF têm estado igualmente a desempenhar papéis importantes nesta operação de recuperação. As Linhas Aéreas Japonesas asseguraram a entrega rápida de kits e outros artigos para as crianças. Os tapetes para brincar, doados pela IKEA, são característicos dos espaços amigos-das-crianças. As crianças juntam-se e esperam pelo início das actividades que lhes são dirigidas quando os tapetes são dispostos nos cantos dos abrigos.

‘Regresso à Escola’ Enquanto a iniciativa para os espaços amigos-da-criança avança e consegue bons progressos no terreno, o Comité do Japão paea a UNICEF trabalha com as administrações locais num programa de ‘Regresso à Escola’.

“As crianças deveriam poder desfrutar da sua infância e ir à escola,” afirmou Hayami. “Estamos a fazer tudo o que podemos para que os direitos das crianças sejam respeitados.”

Dado que Abril é, tradicionalmente, o mês do início do ano lectivo, as crianças esperam ansiosamente pela oportunidade de regressar à escola.

0 comentários:

Postar um comentário

Dedicatória aos amigos e amigas



Deus, te abençoe meu amigo

Pela amizade que você me devota,

por meus defeitos que você nem nota...

Por meus valores que você aumenta,

por minha fé que você alimenta...

Por esta paz que nós nos transmitimos,

por este pão de amor que repartimos...

Pelo silêncio que diz quase tudo,

por este olhar que me reprova mudo...

Pela pureza dos seus sentimentos,

pela presença em todos os momentos...

Por ser presente, mesmo quando ausente,

por ser feliz quando me vê contente...

Por este olhar que diz

"Amigo, vá em frente!"

Por ficar triste, quando estou tristonho,

por rir comigo quando estou risonho...

Por repreender-me, quando estou errado,

por meu segredo, sempre bem guardado...

Por seu segredo, que só eu conheço,

e por achar que apenas eu mereço...

Por me apontar pra Deus a todo o instante,

por esse amor fraterno tão constante...

Por tudo isso e muito mais eu digo

"Deus te abençoe meu amigo!"