agência das Nações Unidas presente em 191 países, tem a responsabilidade
de conhecer e enfrentar, com governos e sociedade, as múltiplas
vulnerabilidades que impedem a garantia dos direitos das crianças
em todo o mundo. O relatório Situação da Infância e da Adolescência
Brasileira 2009 – O Direito de Aprender: Potencializar avanços e reduzir
desigualdades faz parte desse compromisso, que orienta e dá sentido à
atuação do UNICEF no Brasil. Neste resumo executivo, serão apresentados
os principais pontos levantados pela publicação.
O relatório mostra que o país vem vivenciando, desde o final do século XX,
um período de melhoria significativa em todos os indicadores que medem as
oportunidades de acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação
Básica. A análise da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) revela progressos que devem ser comemorados: mais de 70% dos municípios
brasileiros superaram ou atingiram as metas do Ideb referentes aos anos
iniciais do Ensino Fundamental para 2007, acordadas com o Ministério da Educação
(MEC), no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
É exatamente essa capacidade demonstrada pelo Brasil em melhorar os indicadores
educacionais que nos permite afirmar que é possível, sim, universalizar
o direito de aprender para todas as crianças e adolescentes. Para que os avanços
alcancem cada um deles, é preciso que o país trate de maneira especial as
parcelas mais vulneráveis da população, reconhecendo e valorizando a nossa
diversidade. Por isso, o relatório aponta as desigualdades presentes no cenário
educacional brasileiro, especialmente as étnico-raciais, regionais e socioeconômicas,
além daquelas relacionadas à inclusão de crianças com deficiência.
A agenda da efetiva universalização do direito de aprender exige um olhar
cuidadoso sobre esses desafios, uma ação em colaboração entre os três níveis
de governo e uma articulação cada vez maior entre governo e sociedade. Acreditamos
que essa ação colaborativa, aliada à coordenação crescente entre iniciativas
governamentais e as da sociedade, seja fundamental para potencializar
os avanços em curso, direcionando-os para a redução efetiva das iniquidades.
Marie-Pierre Poirier
Representante do UNICEF no Brasil
Mensagem da Representante
do UNICEF no Brasil
fonte:
http://www.unicef.org.br
Representante do UNICEF no Brasil
Mensagem da Representante
do UNICEF no Brasil
fonte:
http://www.unicef.org.br
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